sábado, 15 de novembro de 2008

Até onde a Nova Licenciatura influencia o Bacharelado?

A questão da educação no Brasil foi historicamente relegada a segundo plano. A crônica desvalorização do trabalho intelectual no país fez com que a nação enxergasse a formação do professor como assunto menos importante.
As mudanças que ocorrerão na grade do curso de Letras a partir de 2009 voltam a levantar a questão da formação do professor. Cursar apenas o Bacharelado é suficiente para formar um bom professor, ou é necessário nos futuros professores não apenas conteúdo, mas também um método que os ajude a lidar com todo esse conhecimento?
Para muitos, a tradição e a excelência do Bacharelado e da pesquisa seriam alteradas em caso de bruscas mudanças na configuração do curso.
Para outros, o espaço oferecido para a formação dos professores é ainda incipiente, e as mudanças são extremamente necessárias.
Este blog quer saber de você leitor: o que você acha?

Sempre lembrando que pedimos para que deixem suas dúvidas para que possamos saná-las o mais rápido possível.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá,

Sou aluna do alemão, mas pretendo mudar a minha habilitação para Latim. Gostaria de saber o que muda para as pessoas que tentam o segundo ranqueamento agora, após cumprir um certo número de créditos na habilitação atual. Eles poderão ser aproveitados ou devo fazer eletivas e optativas? Além disso, há algum site em que eu possa ver a nova grade de todas as habilitações, para me programar para o próximo ano?
Obrigada,

Débora

Anônimo disse...

Faço habilitação dupla em Português e Espanhol. Como funcionará a licenciatura. Devo cursá-la para uma das habilitações ou para as duas?

Juliana disse...

Olá,
acho que essa discussão é importantíssima para o melhor desenvolvimento de nós, estudantes.
ser professor é coisa mais séria do que parece.
dar aula é coisa importante... tão importante que a discussão se tornou rara, incrivelmente.

Danielle Russo disse...

Como quem ingressou em 2006, me sinto um pouco perdida nessa mudança de grade...
Acho que a licenciatura é importante para a formação do professor mas, pelo o que eu vi na aula explicatória da Walquíria, o problema será completar as horas de estágio... São mtas para quem trabalha.
Tenho uma dúvida: Para a turma de 2006/2007 qto tempo teremos para completar a licenciatura? Serão realmente dois anos após o ínicio? (pois não me parece mto justo, já que os ingressantes de 2009 terão os 4 anos de bacharelado para fazer a licenciatura junto)

Ah sim, excelente idéia a do site!!!! Parabéns!

Flávia Pregnolatto disse...

Olá, eu estou com uma dúvida que talvez não tenha muito a ver com o post , mas talvez você possa me ajudar...
no momento estou fazendo extensivo e vou prestar vestibular pra letras.. porém o meú propósito não é lecionar e sim trabalhar na área de tradução.. então :
1º gostaria de saber se tem bacharelado em letras na usp , ou se é só licenciatura.
2º no caso de eu fazer a licenciatura eu teria a possibilidade de trabalhar normalmente como tradutora mesmo não sendo bacharel em letras?
Espero que você possa me ajudar!
Obrigada.